HISTÓRICO DA CÁRITAS ARQUIDIOCESANA DE OLINDA E RECIFE

A Cáritas Arquidiocesana de Olinda e Recife foi fundada em 2017, mas o desejo de criá-la nasce do Arcebispo Metropolitano D. Fernando Saburido, assumido pela Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Ação Social Transformadora. Por mais de dois anos representantes desta comissão, motivados pelo seu Presidente, Pe. HelioNacimento, começaram a participar dos encontros promovidos pela Cáritas do Regional Nordeste 2 onde conheceram outras entidades para, logo depois, iniciar o processo de elaboração de seu estatuto próprio.

“A gente aprendeu, bebeu de uma fonte com parceria de outras dioceses e assim a Caritas nasceu. Diante dos desafios da jurisdicação tão vasta de nossa Arquidiocese, com tantas cidades e paróquias, em determinadas situações a Cáritas é o caminho viável, como algum desastre, enchentes e campanhas solidárias, por exemplo”, reafirma Pe. Hélio.

Os primeiros passos dados pela Cáritas AOR foram justamente neste sentido. No mesmo ano de sua fundação colaborou na distribuição de donativos para os desabrigados com as enchentes que atingiram as cidades da Diocese de Palmares, recolhendo água, alimentos e roupas para destiná-los aos necessitados daquela região.

O passo seguinte foi assumir, em 2018, a seleção e gestão dos projetos do Fundo Arquidiocesano de Solidariedade, fruto das doações da Campanha da Fraternidade. Na ocasião foram aprovados projetos sociais que visavam a superação da violência.

Em 2019 a Cáritas AOR assume um desafio ainda maior, desenvolver o Projeto Inclusão, Fé e Política, apoiado por Misereor, nas comunidades de Itapissuma e Ilha de Itamaracá, cujo objetivo é capacitar e atuar junto a jovens e adultos em vulnerabilidade para a inserção no mundo do trabalho.