Projetos

Projeto Inclusão, Fé e Política: uma ação cidadã da Cáritas Arquidiocesana de Olinda e Recife

O Projeto Inclusão, Fé e Política: uma ação da Cáritas Arquidiocesana de Olinda e Recife, com o apoio da Misereor, fundamenta-se na missão da entidade de proporcionar melhorias na qualidade de vida das pessoas excluídas do modelo de sociedade vigente. A proposta é dar continuidade ao processo formativo de jovens e adultos nas comunidades de Ferro Velho, em Itapissuma-PE, e Jaguaribe e Salinas, na Ilha de Itamaracá-PE, iniciado em 2015, com destaque para o processo de educação para a solidariedade e o engajamento social como dimensões da Fé. Nessa nova etapa o foco recai sobre ações que visam a inserção dos participantes no mundo do trabalho.

O QUE QUEREMOS?

Jovens e adultos de comunidades carentes da Região Metropolitana de Recife capacitados e com competências fortalecidas, ampliando suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho e incidindo politicamente em defesa dos direitos fundamentais.

MAIS ESPECIFICAMENTE...

• Capacitar e articular jovens e adultos para inserção no mundo do trabalho em dinâmicas de empreendedorismo.
  • Criar um Blog do Projeto com vagas de trabalho disponíveis no território e um Banco de talentos disponibilizados para as empresas da região.
  • Inserir jovens para atuar nas instâncias políticas (conselhos e fóruns) ligadas às Juventudes com foco na educação e mundo de trabalho.

COMO?

Através da gestão compartilhada com lideranças locais, que deverão participar do processo de planejamento, monitoramento e avaliação do Projeto. Essas lideranças serão os agentes mobilizadores das juventudes tanto para promover a participação nas oficinas propostas, como para ajudar a implementar a ferramenta digital (Blog) com oportunidades de trabalho no entorno das comunidades atendidas.

Nesse processo pretende-se despertar para a organização de coletivos juvenis e sua atuação nas instâncias de decisão e implementação das políticas públicas.

ATIVIDADES

• Oficinas de formação com foco no mundo do Trabalho (Informática e Idiomas)
  • Oficinas sobre Economia Solidária (Artesanato, Culinária e empreendedorismo)
  • Criação e manutenção do Blog de oportunidades de trabalho nos territórios
  • Feiras de Economia Solidária
  • Seminários sobre Juventudes, mundo do trabalho e Políticas Públicas
  • Intercâmbios de experiências com coletivos de juventudes

ALGO MAIS

O Projeto desenvolverá atividades durante 02 anos e pretende atingir de forma direta cerca de 30 jovens e adultos das comunidades atendidas e de forma indireta deve alcançar cerca de 240 pessoas considerando os familiares dos jovens e adultos atendidos que acessarão a plataforma (Blog) para mapear as oportunidades, bem como os parceiros institucionais do território (hotéis, pousadas,comerciantes locaise indústrias).