CÁRITAS ARQUIDIOCESANA DE OLINDA E RECIFE

Cáritas - Arquidiocese de Olinda e Recife

Notícias

Organizações que trabalham com jovens se reúnem com a Secretária de Juventudes da Ilha de Itamaracá

Na sexta-feira (10/05), a Equipe Técnica do Projeto Juventudes, Participação e Cidadania da Cáritas Arquidiocesana de Olinda e Recife e MISEREOR se reuniu com a Secretária de Juventudes da Ilha de Itamaracá, Luana Wanderley. A reunião foi marcada pela presença e apoio de representantes de diversos organismos que trabalham com juventudes, como Rosilene, Conselheira Tutelar; Edilson Costa, Professor; Fernando Nogueira, Maestro; Dryenne Emely, Arquidiocese de Olinda e Recife/Paróquia Nossa Senhora do Pilar; Francisco, Projeto Viva Mais Jovens; Lucas e André, Escoteiros; e Orestes Wanderley, da Juventude do PT. Além disso, contou com o apoio dos vereadores José Mário, conhecido como Zero, e Claudete.

O diálogo foi produtivo, resultando na definição de datas para a efetivação do Conselho de Juventudes, incluindo a elaboração e lançamento do edital, abertura, análise e divulgação das inscrições, assembleia eletiva e posse dos conselheiros. Além disso, a Secretaria de Juventudes de Ilha de Itamaracá, os vereadores e organizações presentes se comprometeram a apoiar e realizar a 2ª Edição do Ocupe a Praça, em conjunto com a Cáritas Arquidiocesana, visando mobilizar e conscientizar os jovens da Ilha sobre a importância do Conselho Municipal de Juventudes.

O Ocupe a Praça é uma atividade cultural e de incidência política do Projeto Juventudes, Participação e Cidadania da Cáritas Arquidiocesana de Olinda e Recife, onde os jovens protagonizam um dia cultural, de lazer e reflexão sobre seus direitos, exercendo seu direito democrático à cidade ao ocupar a praça pública.

O projeto de lei do Conselho Municipal de Juventude na Ilha de Itamaracá foi aprovado em duas etapas pela Câmara de Vereadores em dezembro de 2023. Agora, a Secretaria Municipal de Juventude assume o papel de conduzir as próximas etapas, que incluem inscrições, validação das candidaturas, uma assembleia eletiva e a posse dos membros. Após superar vários desafios, em conjunto com a Câmara de Vereadores e com o apoio do Vereador Ailton Aguiar e Zero, realizamos uma audiência pública. Saímos desta audiência com a decisão de enviar uma carta para a nova Secretária de Juventude e, após a sua receptividade, agendamos uma reunião. Agora, com a chegada da Secretária Luana Wanderley, estamos iniciando uma nova fase de progresso.

Estamos rumo à efetivação de mais um direito das juventudes! Como disse Dom Helder Camara, “é graça divina começar bem. Graça maior é persistir na caminhada certa. Mas a graça das graças é não desistir nunca”. A Cáritas é uma instituição comprometida com a caminhada pastoral, missionária e evangelizadora, sempre presente na vida e na luta do povo. Desistir não está em nossos planos; nosso caminho é de esperançar sempre.