CÁRITAS ARQUIDIOCESANA DE OLINDA E RECIFE

Cáritas - Arquidiocese de Olinda e Recife

Notícias

Cáritas Arquidiocesana firma parceria com governo de PE para projeto com migrantes Indígenas Warao



Criar condições de acolhimento para famílias migrantes venezuelanas indígenas da etnia Warao: este é o objetivo do Projeto que será realizado pela Caritas Arquidiocesana de Olinda e Recife em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco. A cerimônia de assinatura do convênio aconteceu na manhã da última quarta-feira, 20 de outubro de 2021, na Cúria Metropolitana e contou com a presença do Arcebispo Metropolitano, Dom Fernando Saburido, e do Secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de PE, Sileno Gomes.

O projeto será executado pela Cáritas AOR com assessoria da equipe de Migração e Refúgio da Cáritas Brasileira Regional Nordete 2, e pretende assegurar moradia devidamente equipada para até cem migrantes nos municípios de Recife e Jaboatão dos Guararapes, bem como a garantia de alimentação e condições de higiene adequadas, respeitando as particularidades culturais deste povo. Uma equipe de profissionais também estará responsável pelo acompanhamento das ações e mediação de processos que promovam acesso a serviços, programas e benefícios sociais, de modo a favorecer a integração dos beneficiários/as numa perspectiva da efetivação de seus direitos.

A celebração da parceria contou com a presença também do cacique warao, Juan Perez, do Diretor-Presidente da Cáritas Arquidiocesana de Olinda e Recife, Pe. Joatan Vitorino dos Santos, e da Secretária da Cáritas Brasileira Regional Nordeste II, Sra. Neilda Pereira.  Os migrantes venezuelanos da etnia Warao, que serão atendidos através da parceria, são o grupo indígena migrante de maior contingente no Brasil e possui complexidades de mobilidade e estrutura social que dificultam sua acolhida e inserção na sociedade brasileira. Normalmente chegam em pequenos grupos, liderados por um cacique, e em estado de saúde e nutrição gravemente abalados, que os obrigam a pedir ajuda e alimentos nas ruas.

Fotos: Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2

Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.