Cáritas Arquidiocesana realizará Seminário no dia Internacional da Juventude

A Cáritas Arquidiocesana de Olinda e Recife celebrará o Dia Internacional da Juventude, comemorado no dia 12 de agosto, promovendo um Seminário para debater sobre os direitos dos jovens e sua participação na efetivação de políticas públicas. O evento integra as ações do Projeto Inclusão, Fé e Política, desenvolvido desde 2019 nos municípios de Itapissuma e Ilha de Itamaracá, que tem como objetivo ampliar as possibilidades de jovens e adultos de inserção no mercado de trabalho.

Em razão das restrições impostas pela pandemia, o seminário foi precedido de rodas de conversas com grupos e coletivos de juventude dos dois municípios.  De cada roda de conversa foram escolhidos dois jovens que representarão os demais no Seminário, cujo tema é “Juventudes, participação e mundo do trabalho”.  Também em razão da pandemia, acontecerão dois momentos específicos em cada cidade: pela manhã, das 9h ao meio-dia, na Ilha de Itamaracá; e à tarde, das 14h às 17h, em Itapissuma.

A programação do evento contempla momentos culturais, de exposição e debate acerca dos direitos das juventudes nos territórios. O objetivo principal do Seminário é dar voz aos jovens, além de fomentar sua articulação em vista de ações concretas de melhorias nas diversas dimensões. Participarão do momento representantes do Fórum das Juventudes de Pernambuco (FOJUPE), da Escola Técnica Estadual Jurandir Bezerra Lins, de Igarassu, e da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2, discutindo questões como organização e protagonismo das juventudes, acesso ao mercado de trabalho e economia popular solidária.

No encontro também será apresentada a iniciativa levada adiante por jovens voluntários da Cáritas nos dois territórios que consiste em mapear e divulgar oportunidades de emprego e cursos na região do litoral norte pernambucano. Através do perfil no Instagram @litoralnortevagas, são compartilhadas vagas que permitem maior acesso de jovens e adultos ao mundo do trabalho, seja para o mercado formal ou para iniciativas de empreendedorismo e economia solidária.