CÁRITAS ARQUIDIOCESANA DE OLINDA E RECIFE

Cáritas - Arquidiocese de Olinda e Recife

Notícias

Cáritas Arquidiocesana visita casas de acolhida para migrantes em João Pessoa



 

A Cáritas Arquidiocesana de Olinda e Recife integrou a equipe que realizou, no último dia 09/02/2021, uma visita técnica para conhecer as atividades desenvolvidas pela Ação Social Arquidiocesana de João Pessoa (ASA) junto aos migrantes venezuelanos da etnia warao. Além do Presidente da entidade, Pe. Joatan Vitorino, e do Coordenador de Projeto, Marcos Carvalho, participaram da visita Dom Limacedo Antônio, Bispo Auxiliar de Olinda e Recife, Pe. Josenildo Tavares, coordenador Arquidiocesano de Pastoral, membros da Cáritas Regional Nordeste 2 e da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política Sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife.

Após uma primeira conversa com os membros da ASA e parceiros para entender como se deu o processo de acolhimento, o grupo foi conhecer de perto quatro das seis casas que recebem 57 famílias da etnia warao. São cerca de 220 migrantes que vivem em imóveis alugados pela entidade desde 2019. Durante a pandemia a ação foi reforçada, inclusive com o apoio do governo estadual que auxilia no fornecimento da alimentação. 

Os caciques de cada casa receberam com alegria toda a comissão e explciaram um pouco da dinâmica de seu dia a dia no local, ressaltando a importância do apoio fornecido pela ASA. Também mostraram um pouco de religiosidade e de sua cultura.

A Cáritas Arquidiocesana vem percebendo a situação das famílias migrantes que residem na região metropolitana do Recife e deseja engajar-se na superação da vulnerabilidade em busca da garantia de direitos para estas pessoas. A experiência realizada em João Pessoa mostra as possibilidades para isso e motiva a buscar caminhos para uma acolhida destas famílias de forma digna e respeitando sua identidade.

 

Fonte: imagens e informações da Cáritas Regional NE2

 

Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.