Assembleia online da Caritas Arquidiocesana elege nova Diretoria e Conselho Fiscal

A Cáritas Arquidiocesana de Olinda e Recife realizou, nesta quinta-feira, 23 de julho de 2020, às 15h, sua Assembleia Geral Extraordinária para prestação de contas e eleição da Diretoria e do Conselho Fiscal. A reunião aconteceu de maneira remota, respeitando as orientações de distanciamento social no contexto da pandemia da Covid-19, e teve como convidados o Arcebispo Metropolitano, D. Fernando Saburido, e seu bispo Auxiliar, Dom Limacêdo Antônio, o Presidente da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para Ação Sociotransformadora, Pe. Helio Nascimento, e da Secretária-Executiva da Cáritas Regional Nordeste 2, Neilda Pereira.

Durante a reunião foram admitidos novos associados e apresentadas as ações desenvolvidas pela Cáritas Arquidiocesana desde os seus três anos de fundação. Os trabalhos envolvem campanhas, projetos e formação de seus agentes. Também foram apresentados e aprovados os relatórios financeiros e fiscais dos anos de 2018 e 2019. A Assembleia Geral também marcou o encerramento do mandato da Diretoria e do Conselho Fiscal. Tanto na preparação como no decorrer do encontro a Cáritas Arquidiocesana contou com a assessoria da empresa ContBrasil, da Cáritas Regional Nordeste 2 e da Equipe Executiva do Projeto Inclusão, Fé e Política.

O Arcebispo Metropolitano D. Fernando Saburido escutou com atenção os relatos e na sua intervenção destacou que um de seus sonhos, desde que chegou à Arquidiocese de Olinda e Recife, era resgatar o trabalho social e a Cáritas é parte desse seu sonho. Manifestou sua alegria pelas ações desenvolvidas e agradecimento pelos que têm estado à frente da entidade que se doam de forma voluntária em favor dos pobres. Diante disso, D. Fernando solicitou aos mesmos que continuassem esse trabalho por mais um período, ao que prontamente todos aceitaram. Pe. Joatan Vitorino dos Santos foi nomeado, então, como Diretor-Presidente da Cáritas Arquidiocesana, e procedeu-se a eleição dos demais membros, da qual participaram todos os associados, ficou assim constituída a nova diretoria:

Diretoria da Cáritas Arquidiocesana para o triênio (2020-2023)

Pe. Joatan Vitorino dos Santos   Pe. Douglas Severo de Moraes
Diretor Presidente   Vice-diretor Presidente

Luciana Soares Valença   João Filipe Santos da Silva Xavier
Secretária   Vice-secretário

Luzia de Melo Cabral   Sebastiana Gabriela Alves da Fonseca
Tesoureira   Vice-tesoureira

Para o Conselho Fiscal, a ser composto de três titulares e três suplentes, foram eleitos, dentre os representantes dos novos associados, os seguintes nomes:

Titulares:

Marcos Antônio Cavalcanti   Rafael Albuquerque Araújo    Ir. Valdirene Maria da Silva
Pastoral do Povo da Rua   ONG Samaritanos   Congregação Filhas da Caridade

Suplentes:

Ângela Bezerra da Silva   Jeniffer Cavalcanti de Oliveira   Rodrigo Correia de Lima
Paróquia São Gonçalo do Amarante Itapisuma-PE   Pastoral da Juventude do Meio Popular   Pastoral Ambiental

Para encerrar o encontro, a Secretária da Cáritas Regional, Neilda Pereira, manifestou sua alegria de acompanhar o processo da Assembleia e agradeceu o serviço desenvolvido por cada um que representa a presença da Igreja junto dos que mais precisam. Por fim, o membro mais jovem Diretoria, Filipe Xavier, motivou todos os que foram eleitos a renovarem seu compromisso com o anúncio da Boa Nova aos marginalizados e explorados, declamando uma poesia de D. Helder Câmara sobre o sentido da missã, ao que se seguiu a benção do Arcebispo D. Fernando.

Missão é partir

Missão é partir,

caminhar,

deixar tudo,

sair de si,

quebrar a crosta do egoísmo

que nos fecha no nosso eu.

É parar de dar volta

ao redor de nós mesmos

como se fôssemos

o centro do mundo e da vida.

É não se deixar bloquear nos problemas

do pequeno mundo a que pertencemos:

a humanidade é maior.

Missão é partir,

mas não devorar quilômetros.

É, sobretudo, abrir-se aos outros como irmãos,

descobri-los e encontrá-los.

E, se para encontrá-los e amá-los

é preciso atravessar os mares

e voar lá nos céus,

então Missão é partir até os confins do mundo.

Dom Helder Câmara