Cáritas AOR faz balanço das ações de solidariedade no primeiro semestre

A solidariedade não pode ser medida em números, mas ainda assim é importante parar e avaliar o quanto foi feito no primeiro semestre de 2020 pela Cáritas Arquidiocesana de Olinda e Recife através da colaboração de tantas pessoas. Dentro da Campanha É tempo de Cuidar, para atender emergencialmente aqueles que foram mais atingidos pela pandemia do novo coronavírus, foram beneficiados grupos de refugiados e migrantes, população em situação de rua, famílias em vulnerabilidade social e pessoas atendidos em comunidade terapêuticas.

Mobilizada pela CNBB e pela Rede Cáritas, a Campanha É tempo de Cuidar foi promovida em toda a Arquidiocese de Olinda e Recife, através de ações nas paróquias ou mais direcionadas a grupos específicos que tem recorrido à Cáritas Arquidiocesana para dar suporte às suas ações. De Abril a Junho foram distribuídos um total de

• 739 Cestas básicas completas para famílias carentes
  • 654 bandejas de ovos com 30 unidades
  • 185 kg de alimentos perecíveis como peixes, frango, salsicha...
  • 235 kg de outros mantimentos como feijão, farinha, açúcar, café, leite, pães e bolachas

Essa rede de solidariedade se formou a partir do trabalho de grupos como: o Armazém do Campo (MST) e Unificados pela População de rua, que distribuem diariamente café da manhã e jantar para a população de rua do Recife; as Irmãs de Nossa Senhora da Glória, que atendem migrantes venezuelanos e moradores de rua; e a Casa da Misericórdia, que acolhe e encaminha dependentes químicos para a Fazenda da Esperança; e a Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese, que vem abrigando pessoas em situação de rua em quartos alugados no centro do Recife.

Casa da Misericórdia (Afogados-Recfie) acolhe pessoas em situação de rua para encaminhar à Fazenda da Esperança.

Além destes grupos, foram doadas cestas básicas às famílias carentes de diversas paróquias da Arquidiocese, dentre elas:

• No Recife: paróquias São Sebastião (Santo Amaro) e Jesus Cristo Bom Pastor (Guabiraba);
  • Em Olinda: paróquias Nossa Senhora de Guadalupe (Guadalupe), Sagrado Coração de Jesus (Águas Compridas) e Nossa Senhora da Ajuda (Peixinhos);
  • Em Jaboatão dos Guararapes: Nossa senhora do Rosário (Muribeca), Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Socorro) e Nossa Senhora do Rosário (Novo Guararapes);
  • Paróquias de São Gonçalo do Amarante (Itapissuma), Nossa Senhora da Conceição do Pilar (Ilha de Itamaracá), Nossa Senhora do Monte (Araçoiaba) e Santa Clara (Paulista).

Cestas Básicas doadas pela Cáritas AOR chegaram aos moradores do Alto José do Pinho (Recife) através do Centro Social Dom João Costa.

Todas essas ações de solidariedade foram fruto da doação generosa de tantas pessoas de boa vontade que se sensibilizaram com o sofrimento do seu próximo e fizeram sua colaboração, presencialmente ou através de depósito bancário, buscando amenizar os sofrimentos trazidos durante essa pandemia. A Cáritas Arquidiocesana também contou com a ajuda financeira da Adveniat, organização católica alemã, que doou mais da metade das cestas básicas distribuídas.

Daqui ou dali, com muito ou com pouco, a Campanha É Tempo de Cuidar mostra que de mãos dadas poderemos superar este momento difícil. A Cáritas AOR não irá descuidar porque muitos ainda precisam de ajuda. Ninguém solta a mão de ninguém.

A Cáritas AOR vem oferecendo itens para o café da manhã das pessoas abrigadas através da Pastoral do Povo da Rua.

Quem desejar fortalecer as ações de solidariedade da Cáritas Arquidiocesana podem fazer doações para:

Cáritas Arquidiocesana de Olinda e Recife

CNPJ: 29.420.681/0001-29

Banco Banco do Brasil (001)
Agência Ag. 2805-3
Conta CC 60.691-X