CÁRITAS ARQUIDIOCESANA DE OLINDA E RECIFE

Cáritas - Arquidiocese de Olinda e Recife

Notícias

Cáritas Arquidiocesana doa cestas básicas para catadores de materiais recicláveis e famílias carentes em Itapissuma e Ilha de Itamaracá

A Cáritas Arquidiocesana de Olinda e Recife realizou nesta quarta-feira, 22 de abril, a doação de 170 cestas básicas para catadores de materiais recicláveis e famílias das comunidades da Ilha de Itamaracá e Itapissuma. A atividade faz parte da Ação Solidária Emergencial da Caritas AOR e alcançou diretamente cerca de 700 pessoas em situação de vulnerabilidade, agravadas com a pandemia do novo coronavírus.

A distribuição das cestas básicas contou com a participação da diretoria da Caritas AOR e de agentes voluntários da entidade nas comunidades atendidas - Jaguaribe, Salinas e Chié, na Ilha de Itamaracá, e Ferro Velho e Várzea, em Itapissuma – onde já são desenvolvidas ações através do Projeto Inclusão, Fé e Política, cujas atividades, como oficinas e seminários, foram temporariamente suspensas.

Para o Pe. Joatan Vitorino, presidente da Cáritas AOR, foi justamente este o sentido de escolher as comunidades para realização desta ação. Segundo ele, era necessário se fazer presente no território não apenas através do Projeto em andamento, como também auxiliando as famílias quando o Projeto em si está parado por causa da pandemia da Covid-19. O presidente da entidade acentuou ainda que é crucial acompanhar e assistir estas famílias em situação de vulnerabilidade, ampliando, assim, a ação da Caritas Arquidiocesana.

Para evitar a disseminação do vírus, as equipes de trabalho contaram com equipamentos de segurança individual (máscaras e luvas) e álcool gel para higienizar todos os que chegavam para receber as doações. Buscando evitar aglomerações, foram montados três pontos de distribuição em cada localidade e os grupos de famílias beneficiadas foram atendidos em horários diferentes. Os espaços de espera também foram organizados de modo a manter a distância mínima de um metro de distância, conforme recomendam os protocolos das autoridades sanitárias. Outra medida importante foi a aquisição das cestas básicas no comércio local, facilitando a logística e, ao mesmo tempo, colaborando com os pequenos comerciantes.

A estudante Nicole dos Santos foi uma das voluntárias que trabalhou na distribuição das doações em Itapissuma e ressalta a importância dessa ajuda para as famílias da região.  “Muita gente não tem condições de se manter e, como aqui em nossa cidade alguns são pescadores de maré, não estão podendo vender o que pesca”, pontuou a jovem voluntária, que vê de perto a situação destas famílias.

Já em Itamaracá, Maria Verônica de Melo, assistente administrativa e também voluntária da Cáritas, organizou com os demais agentes a ação solidária no residencial onde mora. Segundo ela, o fundamental foi mostrar que é possível fazer muito mais quando se tem coragem e força de vontade. “É muito importante estar disponível para ajudar os irmãos e irmãs nessa ação do bem”, concluiu.

A Diretoria da Cáritas AOR também esteve com os catadores e catadoras de material reciclável tanto da Ilha de Itamaracá (Associação Pro-Ilha) como de Itapissuma (Associação Padre José Servat). Em visita aos galpões de armazenamento e triagem dos materiais recolhidos, foi possível perceber a difícil realidade pela qual passam estes trabalhadores. Para Vania Joaquina da Silva, presidente da Associação Padre José Servat, a ajuda oferecida chegou em boa hora, pois muitos ainda não haviam recebido o Auxílio Emergencial do Governo Federal.

A Cáritas AOR segue com a Ação Solidária Emergencial, estimulando doações de alimentos e produtos de higiene através das paróquias e pastorais, bem como doações em espécie por meio de transferência bancária ou depósito para: Banco do Brasil (001), Ag. 2805-3, CC 60.691-X.

Veja mais fotos da ação na Galeria de Fotos