CÁRITAS ARQUIDIOCESANA DE OLINDA E RECIFE

Cáritas - Arquidiocese de Olinda e Recife

Notícias

Oficinas de arte-culinária incentivam empreendedorismo em Itapissuma



A Cáritas Arquidiocesana de Olinda e Recife promove, nesta primeira quinzena de março, oficinas de arte-culinária “Faça e venda”, para famílias das comunidades de Ferro Velho e Várzea, no município de Itapissuma-PE. As aulas estão sendo ministradas na cozinha do Salão da Paróquia de São Gonçalo do Amarante (Itapissuma-PE) e fazem parte do Projeto Inclusão, Fé e Política, que tem por objetivo fomentar iniciativas de empreendedorismo com base nos princípios da economia solidária.

Uma das participantes do curso foi Edilene Oliveira, moradora de Itapissuma que trabalhava vendendo espetinho em Afogados, no Recife. Recentemente ela mudou seu ponto para a própria comunidade onde vive. Segundo Edilene, participar da oficina de arte-culinária foi uma descoberta e vai lhe ajudar na expansão de seu pequeno negócio. “Tudo foi ensinado de maneira bem mais prática, e ficou tudo muito gostoso. Pretendo fazer o que aprendi para colocar no meu comércio”, revela.

A confeiteira Cássia Cruz já trabalha com encomendas de kit para festas, mas mesmo assim não perdeu a oportunidade de aprimorar os conhecimentos e aprender novas técnicas. “Eu pretendo crescer e melhorar o trabalho que já venho fazendo. Sonho em abrir uma loja de salgado ou de bolos e doces”, explica Cássia, que tem participado dos encontros de formação sobre economia solidária, também promovidos pela Cáritas.

Para a Chef Edine Lima, instrutora das Oficinas, estes dias também são oportunidades para ampliar seu aprendizado e perceber o quanto a culinária pode trazer novas perspectivas profissionais e de mudança de vida para as pessoas. “A mudança de algumas alunas é visível já com poucos encontros. Os testemunhos dos trabalhos realizados por elas a partir do que aprendem no curso revelam como é essencial essa ação da Cáritas”, comenta Edione.

O Projeto Inclusão, Fé e Política vem sendo desenvolvido nos territórios de Itapissuma e Ilha de Itamaracá e conta com o apoio da Misereor, Organização bispos católicos da Alemanha para a cooperação ao desenvolvimento. O projeto pretende desenvolver ações que ajudem a superar a situação de jovens e adultos das comunidades sem empregos e oportunidades de trabalho.

 

 

Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.