Regional Nordeste 2 marcou presença na Assembleia Nacional

O Regional NE2, representado pelo secretariado e Entidades-membro, esteve presente na XXIV Assembleia Nacional Cáritas Brasileira, que aconteceu de 19 a 23 de novembro em Teresina, no Estado do PI. Somada às delegações de todo o Brasil, agentes Cáritas das Arquidioceses de Olinda e Recife e de João Pessoa, e das dioceses de Caicó (RN), Patos (PB) e Caruaru, Pesqueira, Garanhuns, Palmares, Nazaré da Mata, todas de Pernambuco, além dos representantes do secretariado, participaram das atividades, debates, visitas às experiências locais, eleições e festividades que marcaram os cinco dias do encontro.

Entre as sete novas entidades-membro de diversas regiões do Brasil que oficializaram sua integração à Cáritas Brasileira e que foram acolhidas na rede durante a Assembleia Nacional, a Cáritas Arquidiocesana de Olinda e Recife também recebeu o certificado oficial. Agora, com a chegada dos novos integrantes, são 187 entidades-membro compõe a rede Cáritas no Brasil, sendo 18 delas ligadas ao Regional NE2, com sede na capital pernambucana. O mais novo membro está sediado no Palácio dos Manguinhos, localizado na Avenida Rui Barbosa, sem número, no bairro das Graças, no Recife.

Para o coordenador de projetos da Cáritas Arquidiocesana de Olinda e Recife, Frei Marcos Carvalho, está nascendo agora e fazer parte da Rede Cáritas Brasileira significa partilhar do caminho trilhado ao longo de mais de 60 anos pela Cáritas brasileira, bebendo da mística e da espiritualidade do bem viver para somar esforços na construção de projetos de vida e solidariedade. “Nessa rede a gente pode conhecer melhor outras experiências e processos já consolidados de promoção humana e luta por justiça social”, conclui.

O secretario regional, Antônio Lisboa, fala da participação efetiva das Entidades-membro do Regional NE2 durante a Assembleia. Para ele o grupo mostrou que entende a importância de estar nos espaços de discussão sobre os rumos que devem tomar a Rede Cáritas e o quanto é necessária a atuação do Regional no cenário nacional. “Na conjuntura atual social e política temos que, enquanto igreja, somar forças à toda a Rede Cáritas na construção de um país mais justo e da sociedade do Bem Viver”, finaliza.

No entendimento da voluntária Celidalva Veloso, da Cáritas Palmares-Pe, a participação na Assembleia não significa apenas um momento de eleição, formação e troca de informações. “O encontro é enriquecedor, onde encontramos os companheiros de caminhada e voltamos renovados, fortalecidos e novamente prontos para enfrentar os desafios de trabalhar cada vez mais nessa perspectiva do Bem viver. Estou muito feliz pela oportunidade de participar”.

Fonte: Cáritas Regional Nordeste 2