Dom Fernando celebra Dia Mundial dos Pobres com pessoas em situação de rua

Em sintonia com o papa Francisco, que instituiu o Dia Mundial dos Pobres e se faz presente entre eles neste dia, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, celebrou missa neste domingo (17/11), às 7h30, na igreja de Santa Cruz, bairro da Boa Vista, no Recife, e em seguida tomou café com pessoas em situação de rua, convidadas especialmente para este momento. O evento marcou a abertura da Semana Social Arquidiocesana, promovida pela Comissão Pastoral para a Ação Transformadora.

A missa foi concelebrada pelo coordenador da Comissão Arquidiocesana de Pastorais, padre Josenildo Tavares, e pelo padre Rinaldo Pereira, pároco de São Frei Pedro Gonçalves, do Recife Antigo, com participação de fiéis, irmãos que vivem nas ruas, e pastorais, movimentos e instituições que trabalham diretamente com eles.

Na homilia, dom Fernando lembrou que, diante de Deus, “seremos julgados pela maneira que amamos, por isso devemos somente e sobretudo amar”. O arcebispo reconhece que muitos têm dificuldades em falar sobre assistência aos pobres e sua promoção social, e pediu que essa posição seja revista, pois o Evangelho aponta para esse amor gratuito e cuidadoso a toda hora. “Dom Helder não tinha outro assunto, não se cansava em falar dos pobres; o pontificado do Papa Francisco está aí, com amor aos pobres e muitos criticando seu pastoreio, mas ele passa por cima das críticas com muita serenidade, porque sabe que está no seguimento de Jesus”, comentou dom Fernando.

Ao final da missa, o arcebispo chamou à frente do altar os grupos e movimentos que promovem o amor à população em situação de rua, “não para se vangloriarem, mas para mostrarem que a Igreja se esforça para fazer a vontade de Deus e trilhar esse caminho junto aos pobres”, disse. Estavam presentes representantes da Fraternidade O Caminho; Fundação Terra; pastorais de rua da Arquidiocese e das paróquias Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, da Madalena, e São João Batista, do Sancho; Pastoral Carcerária; Pastoral da Saúde; Cáritas Arquidiocesana; Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Ação Transformadora e Grupo Samaritanos. Também marcou presença o Irmão João Batista, que lidera uma comunidade inserida em Abreu e Lima, e que popôs aos demais presentes um Retiro de Advento diferente: viver a experiência de três dias e três noites na rua (de 20 a 22 de dezembro), com oração e solidariedade aos irmãos em situação de rua.

Um café da manhã para cerca de 150 pessoas reuniu pobres, clero, religiosos e leigos em torno da mesa – fartura de comida e amor que remete ao tema do Ano Eucarístico: Pão em todas as mesas. “O Dia Mundial dos Pobres foi criado para dar visibilidade a esta realidade difícil, mas é preciso reforçar que todo dia é dia de amar o próximo como a si mesmo, ser igual, como nos aponta o Evangelho”, disse o arcebispo. “Especialmente neste Ano Eucarístico, em preparação para o Congresso Eucarístico Nacional de 2020, divulguemos e vivamos este propósito de nos indignarmos com as diferenças e partilhamos pão e amor para que sejamos iguais”, concluiu.

Outras atividades foram programadas para refletir sobre o tema, compondo a Semana Social Arquidiocesana (ver programação abaixo): palestra, ação social e celebração eucarística presidida pelo bispo auxiliar, dom Limacêdo Antonio.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SOCIAL ARQUIDIOCESANA
18/11 – PÃO EM TODAS AS MESAS
17h30 – Filme “O pastor da Liberdade” (Dom Helder)
18h00 – Palestra com Pe. Josenildo Tavares