CÁRITAS ARQUIDIOCESANA DE OLINDA E RECIFE

Cáritas - Arquidiocese de Olinda e Recife

Notícias

Cáritas Arquidiocesana realiza oficinas de informática em Itapissuma e Itamaracá



Jovens das comunidades de Itapissuma e da Ilha de Itamaracá tiveram, de 24 de setembro a 2 de outubro, a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos sobre informática através do Projeto Inclusão, Fé e Política, desenvolvido pela Cáritas Arquidiocesana. A iniciativa, que reuniu cerca de 40 participantes, faz parte de um conjunto de ações que pretende estimular o acesso ao mundo do trabalho, seja através do emprego ou de iniciativas de empreendedorismo.

Para Douglas Rodrigues, de 29 anos, a oficina foi importante para adquirir novos conhecimentos e prepará-lo melhor para o mercado do trabalho. “Quero agradecer aos colaboradores desse projeto porque tenho aprendido muito com eles, como profissional e como pessoa”, destacou o jovem, que já exerceu funções como pintor, organizador de eventos e vendedor.

Na cidade de Itapissuma, a Cáritas Arquidiocesana contou com o apoio da Escola Estadual Eurídice Cadaval, que abriu as portas a muitos daqueles que foram seus ex-alunos para uso do Laboratório de Informática durante as aulas práticas. O professor e gestor da unidade de ensino, Marcelo de Souza, considera uma oportunidade ímpar a escola poder participar desse processo de estímulo e incentivo aos jovens das comunidades mais vulneráveis daquele município.

A oficina de Introdução à Informática foi o primeiro passo para a construção de uma plataforma digital que buscará reunir as oportunidades de formação e emprego no litoral norte. Esta ferramenta, que será criada e mantida com a ajuda dos próprios jovens voluntários da Cáritas, pretende buscar parcerias com organizações públicas e privadas para superar as dificuldades de acesso ao mercado de trabalho.

O Projeto Inclusão, Fé e Política é uma parceria com a entidade alemã Misereor para desenvolver, no período de dois anos, ações nas comunidades Ferro Velho, em Itapissuma, e Jaguaribe e Salinas, na Ilha de Itamaracá, para o processo de educação para a solidariedade e o engajamento social como dimensões da fé.

 

Fonte: Arquidiocese de Olinda e Recife

Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.