CÁRITAS ARQUIDIOCESANA DE OLINDA E RECIFE

Cáritas - Arquidiocese de Olinda e Recife

Campanhas

Campanha da Fraternidade 2020




“... fazei de nós uma perfeita oferenda...” (Oração Eucarística III).

“Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34). Esse é o lema da Campanha da Fraternidade desse ano. Todos os anos a Igreja no Brasil, para viver a Doutrina Social da Igreja e por consequência do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, promove esse conjunto de ações.

Esse ano a Campanha da Fraternidade tem o tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso”. Inspirados em Santa Dulce dos Pobres, os bispos do Brasil convocam todos os fiéis a intensificar nesse período quaresmal, perpassando por todo ano vigente, as ações que evidenciam esses gestos do bom samaritano: ver, ter compaixão e agir com ternura.

A Igreja é especialista em ser “samaritana”. Sabemos dos relatos dos Atos dos Apóstolos, no tempo da Patrística, com as basiléias fundadas por são Basílio Magno, também no tempo moderno e contemporâneo, com as instituições fundadas por ordens religiosas que pregaram o Evangelho através da promoção humana integral. E nessa trajetória do sacramento de salvação que é a Igreja se encontram o “anjo bom da Bahia” e as Campanhas da Fraternidade.

A ênfase dada pela CF 2020 é chegar a consciência dos fiéis a recordação de que os pequenos gestos também salvam vidas. Não basta dá dons aos que precisão deles, faz-se necessário se fazer um dom, assumindo assim o compromisso batismal. Pelo batismo somos implicados na co-responsabilidade de dilatar o Reino de Deus a toda humanidade, a começar por aqueles que nos foram confiados, os que de alguma forma se nos apresenta como o irmão caído à beira do caminho.

A Doutrina Social da Igreja amplamente divulgada pelo Papa Francisco, nos ensina, desde o tempo da encíclica Rerum Novarum de Leão XIII, que o agir na sociedade a fim de promover a salvação integral, inclusive socorrendo os mais necessitados, é um dever. Não é um apêndice da missão da Igreja, mas é parte integrante da única missão de Cristo e da sua Igreja: restaurar todas as coisas Nele, restabelecendo um novo céu e também uma nova terra.

Nesse ano, em nossa Arquidiocese de Olinda e Recife, e estendendo a todo território nacional, temos uma agenda importantíssima que em muito nos ajudará a viver ainda mais, de forma mais intensa e durante todo o ano, a campanha. Trata-se do Congresso Eucarístico Nacional, cujo tema é “Pão em todas as mesas”, e lema “Repartiam o pão com alegria e não haviam necessitados entre eles” (cf. At 2,45-47). O Congresso Eucarístico Nacional enfatizará o compromisso dos fieis a, olhando para os mais necessitados e tendo compaixão, agir impulsionado pelo Evangelho.

A Cáritas Arquidiocesana de Olinda e Recife, por meio de suas ações, campanhas e projetos, quer incentivar e participar em unidade com o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, e todos os batizados, desse ano histórico para o nosso Regional Nordeste II. Faz parte da nossa missão a promoção humana integral, bem como o socorro urgente aos mais necessitados para que também não aja necessitados entre nós.

Pe. Douglas Severo

Vice-presidente da Cáritas AOR

 

Conheça a letra do Hino da CF 2020

Tema: Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso
Lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (cf. Lc 10,33-34)
|| Letra: Pe. José Antonio de Oliveira
|| Música: Gilson Celerino

1) Deus de amor e de ternura, contemplamos
este mundo tão bonito que nos deste. (Cf. Gn 1,2-15; 2,1-25)
Desse Dom, fonte da vida, recordamos: (Cf. SI 36,10)
Cuidadores, guardiões tu nos fizeste. (Cf. Gn 2,15)

Peregrinos, aprendemos nesta estrada
o que o “bom samaritano” ensinou:
Ao passar por uma vida ameaçada,
Ele a viu, compadeceu e cuidou. (Cf. Lc 10,33-34)

2) Toda vida é um presente e é sagrada,
seja humana, vegetal ou animal. (Cf. LS, esp. Cap. IV)
É pra sempre ser cuidada e respeitada,
desde o início até seu termo natural.

3) Tua glória é o homem vivo, Deus da Vida; (Cf. Santo Irineu)
ver felizes os teus filhos, tuas filhas;
é a justiça para todos, sem medida; (Cf. Am 5,24)
É formarmos, no amor, bela Família.

4) Mata a vida o vírus torpe da ganância,
da violência, da mentira e da ambição.
Mas também o preconceito, a intolerância.
O caminho é a justiça e conversão. (Cf. 2Tm 2,22-26)

 

Acesse o vídeo Oficial da CF 2020

 

Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.