CÁRITAS ARQUIDIOCESANA DE OLINDA E RECIFE

Cáritas - Arquidiocese de Olinda e Recife

Campanhas

10 Milhões de Estrelas




As estrelas sempre encantaram a humanidade e estão presentes na espiritualidade de povos, denominações religiosas e Igrejas. Inspirada nesse encantamento, a Cáritas Brasileira lançou em 2014 o projeto 10 Milhões de Estrelas. A paz é o tema e compromisso permanente do projeto.
A cada ano, renovamos as motivações para que essa iniciativa promova concretamente a paz e nos irmane no compromisso, especialmente com as pessoas empobrecidas.

Conheça o projeto

O projeto 10 Milhões de Estrelas teve sua origem em Annecy, na França, em 1984, durante o tempo do Advento. Em 1991, a campanha propagou-se por todo país e passou a ser realizada no período do Natal. Mas foi no ano de 2002 que a ação iniciou seu percurso pelo mundo. No Brasil o projeto teve sua primeira edição em 2014. Era a Cáritas Brasileira iluminando pensamentos e inspirando gestos de solidariedade humana, para a construção da cultura de paz.

Campanha de 2020

Motivados pela Campanha da Fraternidade 2020 , com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema bíblico extraído de Lucas 10, 33-34: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” e pela Ação Solidária Emergencial da Igreja no Brasil: É Tempo de Cuidar, neste ano a Campanha 10 Milhões de Estrelas propõe o tema “Viu, cuidou e o mundo inteiro se iluminou!” e o lema “Brilhe vossa luz para que vejam as vossas boas obras” (cf. Mt 5,16).

O objetivo é animar pessoas, grupos e comunidades a vivenciar o espírito de Natal na perspectiva da construção da paz que é fruto da justiça e do direito. A inciativa objetiva também animar a esperança proativa em tempos desafiadores como o que estamos vivendo com as consequências da pandemia de Covid-19.

Mobilize sua comunidade 

Com esta iniciativa, a Cáritas Brasileira quer propor uma mobilização para semear em todos os lugares ações ou momentos que promovam a Cultura do Encontro, do perdão e da justiça. Por isso, precisamos trabalhar pelo bem comum, buscando fortalecer espaços de paz, diálogo e cooperação entre todas as pessoas. Cada vela acesa durante o período do Advento ou na noite de Natal, na campanha 10 Milhões de Estrelas, convida homens, mulheres, juventudes e crianças, a participar ativamente da jornada em busca de um futuro melhor e mais justo para toda a Criação, em nossa Casa Comum, o planeta Terra. 

Seu grupo, família ou comunidade são convidados/as a, num momento celebrativo, orante, ou de reflexão, acender a vela da paz, em um espaço público, se as condições da pandemia de Covid-19 permitirem, ou mesmo em espaços virtuais, se assim for preciso. A indicação é de que a família, grupo ou comunidade juntos/as também realizem a Oração pela Paz que acompanha a vela.

Como participar  

Participar dessa constelação solidária é simples: basta entrar em contato com a Cáritas Arquidiocesana de Olinda e Recife através dos telefones (81) 3271-4270  ou pelo instagram @caritasaor para realizar um pedido de velas para seu grupo, entidade ou comunidade e unir-se ao mundo nesta grande constelação de paz.

 

 

1984
Durante o Tempo do Advento, a Cáritas realiza a primeira edição do projeto 10 Milhões de Estrelas, em Annecy, na França.

1991
A campanha se propaga por toda a França e passa a ser realizada no período do Natal.

2002
A iniciativa de acender a vela da paz na noite de Natal se espalha por toda a Europa e une pessoas e comunidades em oração.

2003
O projeto segue seu percurso pelo mundo com atos públicos iluminando ruas e praças com a vela da paz em diversos países.

2014
O projeto 10 Milhões de Estrelas chega ao Brasil. É a Cáritas Brasileira iluminando pensamentos e inspirando gestos de solidariedade humana, para a construção da cultura de paz.

2015
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convoca todos os brasileiros para o Ano da Paz, e o projeto 10 Milhões de Estrelas se une a essa iniciativa.

2016
O gesto de acender a vela da paz na noite de Natal mobilizou 205 mil pessoas. Conectadas pela oração, famílias, Igrejas, instituições fazem ressoar o sim pessoal e comunitário para a construção da cultura de paz.

2017
Cresce ainda mais a constelação pela paz com a adesão de diversas dioceses, paróquias, escolas e grupos ao Projeto 10 Milhões de Estrelas e a Cáritas Brasileira dá continuidade à jornada pela paz.

2018
A Cáritas Brasileira fortalece a mobilização do Projeto 10 Milhões de Estrelas que ganha caráter ecumênico e conta com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) e da Rede Marista.

2019
A mobilização pela paz segue com o objetivo de conectar pessoas e fortalecer a cultura do encontro, com o lema: Vamos juntos a Belém, seguindo a estrela da justiça e da paz.
 
2020
A mobilização configura-se como um grande convite ao cuidado coletivo, especialmente diante do cenário de pandemia que torna ainda mais aguda a crise política e econômica no país, com graves consequências para as populações mais vulneráveis.
 
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.